Há alguns
anos venho pesquisando sobre as novas tecnologias e o ensino de leitura e
escrita. A minha dissertação de mestrado foi sobre o hipertexto e cognição.
Apesar de
tanta leitura teórica sobre o assunto, eu passei um tempo para implantar
projetos e aulas com foco na relação tecnologia e educação.
Em 2018,
trabalhando com turmas de 6 ao 9, em Marechal Deodoro, comecei a trazer para as
aulas de inglês fatos sobre a relação tecnologias e leitura.
Em turmas de
6 e 7 anos indaguei os alunos sobre o
significado de like.
Eu esperava
gostar como resposta, mas os alunos responderam curtir.
Realmente no
Youtube like significa curtir , assim como, no Facebook.
Parece banal
esta observação, mas ela pode indicar uma coisa: a distância de mundos entre o
professor e os alunos.
O professor
apesar de ter acesso a tecnologia e utilizar os sites que os alunos usam tem
uma interpretação através de um conhecimento adquirido antes do lançamento da
tecnologia e da adaptação da linguagem a este novo cenário. O aluno já aprendeu
direto no recurso tecnológico e ignora o sentido único que o professor traz.
Isso tem
implicações para o preparo das aulas do professor pois ele precisa considerar o
conhecimento prévio de seus alunos.
E você gostou
ou curtiu o post?
No comments:
Post a Comment